top of page

Obsolescência Programada: Comprar, jogar fora, comprar (2011) (Leg. Pt)

  • Franklin Oliveira
  • 5 de jan. de 2016
  • 1 min de leitura


Era uma vez...produtos eram feitos para durar. Então, no início da década de 1920, um grupo de empresários constataram o seguinte: "Um produto que se recusa a se desgastar é uma tragédia para o negócio" (1928).


Assim nasceu a "Obsolescência Planejada". Pouco depois, foi criado o primeiro cartel do mundo especificamente para reduzir a vida útil das lâmpadas incandescentes, um símbolo de inovação e de novas ideias brilhantes, e a primeira vítima oficial da obsolescência planejada.


Durante a década de 1950, com o nascimento da sociedade de consumo, o conceito adquiriu um significado completamente novo, como explica o designer flamboyant Brooks Stevens: "obsolescência planejada, o desejo de possuir alguma coisa um pouco mais nova, um pouco melhor, um pouco mais cedo do que necessário ...'.


A sociedade do crescimento floresceu, todo mundo tinha tudo, as sucatas foram se acumulando, de preferência bem longe, em lixões ilegais no Terceiro Mundo, até que os consumidores começaram a se rebelar... (Texto de Cosima Dannoritzer. IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1825163/ ) ___ Informações extras: O Cartel Phoebus... http://en.wikipedia.org/wiki/Phoebus_... Obsolescência programada (Wikipedia): http://pt.wikipedia.org/wiki/Obsolescência_programada Corpo de bombeiros onde está a lampada acesa há 110 anos: http://www.centennialbulb.org/


Assista ao vídeo

Obsolescência Programada: Comprar, jogar fora, comprar (2011) (Leg. Pt)

 
 
 

Comments


Franklin Oliveira é formado em Técnico em Meio Ambiente, Graduado em Gestão Ambiental e Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007. Se apaixonou pela natureza desde os 11 anos de idade quando passou a morar em um condomínio rodeado pela pouca mata atlântica existente e por si só se aventurou nas trilhas. Dentre as suas atuações estão: Coordenação e Gestão de Programa e Projetos Ambientais, Vasta experiência com Resíduos Sólidos, Monitoramentos Ambientais, Auditorias, Georreferenciamento, dentre outras. Saiba mais!

Confira também:

Blog Sou Ecológico | © Copyright 2015 Todos os direitos reservados à Franklin Oliveira.

bottom of page