top of page

Samarco quer voltar a operar em Mariana

  • Franklin Oliveira
  • 27 de fev. de 2016
  • 2 min de leitura

Ricardo Moraes/REUTERS

Desastre em Mariana (MG): a solicitação é o primeiro passo para que a

Samarco volte com as atividades de mineração na região


Leonardo Augusto, do Estadão Conteúdo


Belo Horizonte - A Samarco se prepara para voltar a operar em Mariana. Menos de quatro meses depois do rompimento da barragem da empresa no município de Minas Gerais, na tragédia que matou 17 pessoas e deixou duas desaparecidas, a mineradora entrou com pedido na Secretaria de Estado de Meio Ambiente para utilizar duas cavas como depósito de rejeitos de minério de ferro.


Conforme o responsável pela área de licenciamento da pasta, Geraldo Abreu, a solicitação é o primeiro passo para que a Samarco volte com as atividades de mineração na região.


"O segundo seria um pedido para suspensão do embargo da mineradora feito pelo Estado depois da queda da barragem", afirma Abreu.


Não há prazo para a resposta da secretaria ao pedido de uso das cavas. Com a chegada da solicitação, feita nesta quinta-feira, 25, o governo emitiu um formulário no qual a mineradora precisa responder questões técnicas sobre a utilização das cavas.


Em seguida é necessária a apresentação de estudos. "Todos os procedimentos devem demorar pelo menos um ano", diz Abreu.


As cavas são buracos que se formam depois que determinado ponto da mina se exaure. No pedido enviado à secretaria, a Samarco solicita a utilização de uma cava do Complexo de Germano e outra no Complexo Alegria, cuja exploração é compartilhada com a Vale, conforme informações do responsável pelo setor de licenciamento da secretaria.


Segundo Abreu, no entanto, a utilização das cavas teria duração máxima de dois anos.


A operação seria mais segura do que o uso de barragens como a que rompeu em Mariana, por não haver riscos de vazamentos, conforme o representante da secretaria.


A Samarco ainda não se posicionou sobre o pedido de utilização das cavas.


Fonte: Exame

 
 
 

Commentaires


Franklin Oliveira é formado em Técnico em Meio Ambiente, Graduado em Gestão Ambiental e Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrado nas normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007. Se apaixonou pela natureza desde os 11 anos de idade quando passou a morar em um condomínio rodeado pela pouca mata atlântica existente e por si só se aventurou nas trilhas. Dentre as suas atuações estão: Coordenação e Gestão de Programa e Projetos Ambientais, Vasta experiência com Resíduos Sólidos, Monitoramentos Ambientais, Auditorias, Georreferenciamento, dentre outras. Saiba mais!

Confira também:

Blog Sou Ecológico | © Copyright 2015 Todos os direitos reservados à Franklin Oliveira.

bottom of page