Divulgação PATM: Avaliação do tratamento de águas cinzas por wetland: estudo de caso
- Franklin Oliveira
- 2 de abr. de 2016
- 2 min de leitura
Caro leitor (a), essa publicação faz parte da Divulgação de Projetos, Artigos TTC’S e Monografias (PATM). Caso deseje participar, confira as instruções aqui.

TÍTULO: Avaliação do tratamento de águas cinzas domésticas por wetland contendo macrófitas aquáticas:
estudo de caso em comunidades rurais
Enviado por: Guilherme Gustavo Nascimento Cidade/Estado: Santa Bárbara d'Oeste/SP E-mail de contato: guilhermegnasci@gmail.com
RESUMO PROFISSIONAL
Graduado em Engenharia Ambiental pela UNISAL - Americana cursando Pós-graduação (Especialização) em Engenharia de Segurança do Trabalho na FATEP de Piracicaba e cursando Técnico de Segurança do Trabalho na ETEC Polivalente de Americana, com experiência em controle da qualidade de água de poços artesianos de acordo com a Portaria do MS 2.914/2011 e a Resolução Estadual SS 65/2005 e SS 48; Licenciamento Ambiental; solicitação de CADRI; solicitação de Pareceres Ambientais nos órgãos competentes; contato com cliente por telefone e visitas; assessoria ambiental; experiência na área de Educação Ambiental; Treinamentos aos colaboradores e suporte às demais áreas da empresa fornecendo informações consistentes para a adequada operação de um Sistema Alternativo Coletivo de Abastecimento; Supervisão de Trabalho de campo, para cumprimento de condicionantes ambientais exigidas nas licenças ambientais; gerenciamento de contratos e clientes; Controle de licenças e cumprimento de prazos para solicitação de renovação de documentos (licenças, alvarás e autorizações) e relatórios junto aos órgãos públicos (CETESB,DAE, DAEE, etc); Elaboração de Relatórios, Checklists e Formulários e Relatórios Ambientais; Realização de Vistorias a campo.
RESUMO DO TRABALHO
A falta de tratamento de esgoto é um dos maiores problemas ambientais da população brasileira, principalmente nas comunidades rurais de baixa renda. O objetivo deste trabalho foi projetar instalar e avaliar a eficiência de um sistema do tipo wetland, para tratar águas cinzas de uma residência em área rural. Na primeira análise, o sistema apresentou eficiência de 90%, 62% e 63% para remoção de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Demanda Química de Oxigênio (DQO) e turbidez, respectivamente. O sistema necessitou de adaptações após apresentar baixa eficiência na segunda coleta. Foram necessárias a realização de alterações no sistema as quais resultaram na redução de 34% de DQO e 75% de turbidez. De acordo com tais resultados, evidencia-se que sistemas de wetlands se constituem como uma boa opção para o tratamento de águas cinzas em locais que não dispõem de redes de coleta e tratamento, mas precisa-se de uma participação efetiva por parte dos moradores, em especial na manutenção do sistema e no descarte correto de seus resíduos para evitar crescimento excessivo das plantas, colmatação do meio e atração de moscas.
O objetivo deste estudo de caso é avaliar o desempenho do wetland construído do tipo jardim filtrante de fluxo subsuperficial em uma residência rural do assentamento Milton Santos (Americana/SP) para o tratamento de águas cinzas e verificar a eficiência do sistema escolhido para remoção de contaminantes específicos.
O F.C.O não se responsabiliza pelo trabalho enviado para publicação e se dará o direito de excluí-lo a qualquer momento
caso o autor (a) solicite ou outros meios se achar necessário.
Comments